Sem dúvida, esse é um dos maiores mistérios humanos. E detalhe: mistério que todos nós vamos descobrir um dia, mas nunca teremos a oportunidade terrena de compartilhar com alguém. Será que dói morrer? Ou será que você nem percebe?
Bom… espiritualmente vemos muita gente dizendo de tudo e, de fato, não há como saber. Mas o que acontece com o corpo físico, esse sim é possível.
O G1 trouxe nessa segunda-feira, 18, uma reportagem da BBC sobre o tema. Vale ler!
O que acontece com nosso corpo momentos antes da morte?
Sonolência, falta de fome ou de sede, pele seca e azulada, respiração barulhenta… A chegada da morte pode ser marcada por uma série de sinais — e saber identificá-los é uma das chaves para um fim mais suave e tranquilo.
Se a morte é a única certeza que temos na vida, chama a atenção uma generalizada falta de conhecimento sobre o que realmente acontece quando o fim está próximo.
Especialistas em cuidados paliativos ouvidos pela BBC News Brasil dizem que até mesmo médicos e outros profissionais de saúde muitas vezes não sabem como agir nesse momento e apelam a procedimentos que são supérfluos, que mais atrapalham que ajudam.
O processo conhecido como fase ativa da morte acontece durante os últimos dias, ou as últimas horas, de uma pessoa.
Obviamente, ele não é igual para todo mundo — e está geralmente relacionado às enfermidades de longo prazo, como o câncer e a demência, em que a pessoa passa meses, ou até anos, fazendo tratamentos, até chegar ao ponto em que os órgãos e sistemas que constituem o organismo não são mais capazes de manter a vida adiante.