Não foi em rede social, nem tampouco num boteco – ou em uma churrascaria. Foi dentro da Câmara Municipal de Ponta Grossa que o vereador Florenal (Podemos) resolveu falar o que bem quis. E aí, meu amigo! Por decisão judicial, agora vai ter que voltar à tribuna pra desdizer o que disse.
O QUE ACONTECEU?
Durante uma sessão, Florenal afirmou que a deputada federal Gleisi Hoffmann teria sido condenada a devolver R$ 1 milhão à Petrobras. O detalhe é que isso não existe. É a tal da Fake News, como andam dizendo por aí, ultimamente. Dessas, que você costuma receber no zap e mandar no grupo da família sem sequer averiguar se é verdade.
A 21ª Vara Cível de Brasília decidiu que imunidade parlamentar não é escudo para propagação de fake news. Na sentença, o juiz foi direto ao ponto óbvio, mas que precisou ser dito: parlamentar pode ter liberdade para opinar e votar, mas não para distorcer fatos e atacar reputações.
RESULTADO DISSO?
O vereador foi condenado a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais e, de quebra, terá que voltar ao palco onde falou a bobagem para se retratar oficialmente. Sim, acredite, caro leitor: será humilhante!
A ação foi movida pela atual ministra da Secretaria de Relações Institucionais, que apontou o uso indevido do mandato de vereador para difundir notícia falsa. A defesa do vereador tentou se agarrar no argumento da imunidade, mas a Justiça entendeu que houve abuso de liberdade de expressão. O judiciário entendeu que, quando o discurso ultrapassa o debate político e entra na esfera da mentira deliberada, passa a gerar responsabilidade civil.
E AGORA?
Agora, além de desembolsar uma graninha de troco de bala, o vereador também precisa, em até duas sessões após o fim do processo, dizer, diante dos colegas e da população, que a informação era falsa. E sem cara feia ou ironias!
NA TRIBUNA É PRECISO RESPONSABILIDADE
Vivemos em um tempo em que a política já está repleta de narrativas distorcidas. Essa decisão dá um recado claro: mentira no microfone da Câmara pode não sair tão caro no bolso, mas na dignidade, sem dúvida! Ou alguém acha que Florenal fará isso na tribuna sorrindo de orelha a orelha? Ter que reconhecer que mentiu, pode colocar em cheque todo um discurso construído ao longo da carreira política. E um corte no instagram!
PRA FECHAR
Importante dizer! Nenhum dos dois envolvidos está na lista de futuras canonizações do Papa Leão XIV, tá? Nem Gleisi Hoffmann, nem Florenal Silva são modelos de conduta inquestionável, e também nenhum deles é ingênuo, certo?
Florenal costuma usar a tribuna e o microfone da Câmara continuamente para disseminar suas opiniões de extrema Direita. Gleisi não fica atrás, usando sua figura e o cargo de ministra para defender a extrema Esquerda. Quando se trata de opiniões? Ótimo! O que não podemos tolerar é a desinformação que distorce fatos e tenta manipular a sociedade.
Mas, convenhamos! Como é bom ver alguém ter que responder por espalhar fake news e ter que se retratar. Dá um gostinho bom em ser jornalista, né não? É tipo aquele raro momento em que a Justiça lembra que também sabe dar respostas.

