Carregando Publicidade...

Alex fica! Operário pronto para a Série C em 2027?

Olá, amiguinho que idolatram Neymar e o Santos no GK em 2026.

Têm passado bem de ontem para hoje?

Alguns, que vi nas redes sociais, passaram mal com a confirmação da permanência do técnico Alex de Souza no Operário Ferroviário no próximo ano.

Será um presságio de que nosso Fantasma se prepara para disputar a Série C em 2027?

SERIA A SALVAÇÃO DA PÁTRIA?

Alex de Souza é um baita de um jogador, ídolo, não só no Brasil, mas fora dele. Chegou ao Operário como a salvação da lavoura na Série B e, para sermos sinceros, deixou muito a desejar como técnico. Uma atuação altamente questionável, a ponto de cogitarmos, realmente, estar na terceira divisão já em 2026. Matematicamente quase impossível, mas ainda uma possibilidade.

Falando em matemática, vamos fazer uma conta de padeiro, cá entre nós?

Até este momento, Alex esteve à frente do Fantasma em 23 jogos. 7 vitórias (30,4%), 8 empates (34,7%), e 8 derrotas (34,7%).

E SE ALEX TIVESSE NO COMANDO DURANTE TODA A SÉRIE B 2025?

Repito! Conta de padeiro…

Até o momento, 35 rodadas.

Hipoteticamente, considerando as mesmas porcentagens, 35 rodadas, hoje teríamos o Operário com:

11 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. Ou seja, 45 pontos! Estaríamos praticamente na mesma que hoje, só com o nariz pra fora d’água, mas sabendo que a maré não sobe mais!

UFA!

MAS O QUE DIZ QUEM ACOMPANHA O FANTASMA?

O Blog do Dudu ouviu aqueles que acompanham o Operário Ferroviário há muitos anos e têm voz ativa nas rádios de PG.

A pergunta foi: Em poucas palavras, como você avalia a permanência do Alex na temporada 2026?

Interessante analisar como todas as opiniões convergem no ponto de montagem de elenco ‘à lá’ Alex.

Confira abaixo!

 

CÂNDIDO NETO – RÁDIO MZFM E TV EDUCATIVA

Eu acho que o Alex foi um técnico que deixou muito a desejar nessa primeira passagem dele pelo Operário. Porém, não foi ele que montou esse time e a gente sabe que um técnico gosta de trabalhar com jogadores da confiança dele e que ele indica. Então, eu entendo que a permanência dele pode ser positiva, desde que seja ele o responsável pela contratação dos jogadores e planejamento.

Criou-se uma expectativa muito grande em torno do nome do Alex pelo grande craque que ele foi a nível mundial. Como jogador, excepcional, mas como técnico ainda tá devendo!

 

JULIO CÉSAR GONÇALVES – RÁDIO LAGOA DOURADA FM E RÁDIO MZFM

Eu não concordaria de ele ficar. Acredito que o Operário, principalmente, precisa buscar um treinador mais experiente nessa área, obviamente. Sobretudo no que se refere à Série B do Campeonato Brasileiro.

No entanto, o Alex irá iniciar uma temporada na condição de treinador do Operário, o que pode efetivamente ser algo melhor, uma vez que ele chegou com uma equipe já com problemas, com saídas de jogadores e chegadas. Mas, objetivamente, eu gostaria que o OFEC fizesse o contrato de um treinador mais experiente e qualificado.

Como eu digo sempre: “minha modesta opinião”. Mas, fica o Alex e vamos torcer para que dê certo.

 

DIOMAR GUIMARÃES – RÁDIO CLUBE FM

Com certeza é uma situação de ainda uma incógnita. Eu tenho sempre dito no microfone da Rádio Clube que eu não posso, e quase ninguém pode, avaliar o trabalho do Alex nesse momento. Por conta que ele chegou aqui com um time se desmontando, perdendo jogadores importantes e, falando o português claro, ele ficou com o que sobrou – pouca qualidade, quantidade alta – e isso realmente atrapalhou muito o trabalho do Alex.

Ele buscou um sistema de jogo que, num primeiro momento, acabou dando certo. Ficou sete partidas sem perder, aí veio uma sequência de derrotas que, até hoje, matematicamente, existem possibilidades de uma queda para Série C, embora isso seja muito vago, né? Mas o fato é que a queda foi tão grande, tão abrupta, que isso passou a ser possível e ainda é possível. Então eu prefiro aguardar.

Acho que a direção foi capaz de avaliar o trabalho, por isso renovou o contrato com o treinador e, a partir de janeiro, com o início do Campeonato Paranaense, ele iniciando um trabalho, aí sim a gente vai poder cobrar o Alex de uma forma diferente e exigir resultados dentro daquilo que ele buscar.

Por enquanto a gente fica ainda na expectativa. Avaliar mesmo o trabalho vai ser feito a partir do Campeonato Paranaense para saber se foi acertada, ou não, a renovação do contrato.

 

FELIPE GUSTAVO – RÁDIO CBN PONTA GROSSA

Nada mais Operário do que isso. A diretoria vê mais o marketing que o nome do Alex pode trazer do que os resultados em campo. Em 2026, vão precisar separar melhor o ídolo e amigo Alex, do treinador Alex, do contrário, a diretoria pode ficar refém desse nome.

Um adendo: achei o timing do anúncio bem ruim. O texto divulgado pelo Operário afirma que o Alex vai comandar o clube na Série B em 2026, sendo que o clube ainda não garantiu a permanência na segunda divisão nacional.

 

SÉRGIO SCALLONE – RÁDIO LAGOA DOURADA FM

Considero muito o Alex pelo jogador que foi. Inteligente! O Alex, na verdade, foi um gênio. Em poucas palavras, foi um gênio do futebol! Mas na questão técnica, o Alex está no inicio de carreira. Respeito esse inicio de carreira dele, mas, visando 2026, o que o Operário almeja – são quatro competições que o time vai disputar (Série B, Paranaense, Copa do Brasil e Copa Sul Sudeste) – então eu vejo que o Operário precisaria de um técnico com um gabarito mais qualificado, com mais experiência.

Eu até brinco que o Alex ainda é um estagiário de técnico de futebol. Mas, eu esperaria que a diretoria contratasse um técnico com maior experiencia pra gente não sofrer tanto já no inicio do ano, já com o Campeonato Paranaense! Creio que o Alex ainda vai se tornar um grande técnico de futebol, mas nesse momento, olhando a equipe que o Operário tem hoje, a gente precisaria de um técnico com mais experiencia, mais enérgico, e com mais participação na beira do gramado.

 

Aguardemos a partida, logo mais com o CRB, para descobrir se a renovação antecipada fez com que o Operário respirasse mais aliviado e se isso terá reflexo direto em campo.

Na B ou na C, sem dúvida, nós torcedores, com ou sem Alex, continuamos com o Fantasma! (confesso que eu preferiria sem ele!)

Aqueeeeleee abraaaço!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Carregando Publicidade...

Sobre o autor

Eduardo Vaz

Eduardo Vaz

Jornalista multimídia e produtor executivo de rádio e tv, com passagens por Band, Grupo Ric, Rede Massa SBT, entre outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Sugestão de conteúdo

PUBLICIDADE
Carregando Publicidade...
Rolar para cima