É! Se a coisa já tava feia pra cidade de Ponta Grossa, pode esperar que vem chumbo mais grosso ainda, caro leitor. Estamos a um piscar de olhos de termos um governador enfezado com a gestão de PG e que não manda mais nada pra cidade.
E olha… vou te dizer! Nem poderíamos reclamar, porque a prefeita Elizabeth tá fazendo por merecer!
Vem que te explico, querido revolucionário do zap!
QUE REMÉDIO ANDA TOMANDO BETINHA?
Pelo jeito, nenhum. Mas poderia receitar um Prozac pra baixar o ódio e o rancor que tem extrapolado os limites.
Depois de transformar o Dia do Prefeito em um “desabafo público” (ic!) com o governador Ratinho Junior, pedindo “socorro” em uma carta – que ainda não deve ter chegado no Palácio Iguaçu – a prefeita Elizabeth Schmidt decidiu dobrar a aposta. E, olha, a mulher não tem mais freio nas redes sociais. Esqueceu qualquer regra de etiqueta e de gestão responsável que já tenha aprendido algum dia e agora decidiu bater boca com a primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa.
EITA… É SÉRIO MESMO, ZÉ?
É, mané. Sim, você é o mané. Você, ponta-grossense, que tá pagando caro por essa briga de egos entre Betinha e Rangel.
Tudo começou com o vídeo que ela publicou na segunda-feira, 6, cheio de emoção e com aquele jeitinho teatral. Ela reclamou que Ponta Grossa está “na rabeira dos investimentos estaduais”, que a cidade recebe quinze vezes menos que Curitiba, e por aí foi. Já começou errado, até porque o canal ideal para cobranças desse tipo NUNCA foram as redes sociais.
PS: Jocelito Canto, quando prefeito, uma vez foi a pé até Curitiba e foi muito mais chocante do que escrever uma carta com tom meio mal-educado.
A internet, claro, reagiu: teve quem aplaudisse a coragem, teve quem chamasse de exibicionismo (eu, por exemplo!). Mas quem resolveu não deixar barato foi o ex-prefeito e deputado estadual Marcelo Rangel. Ele, desafeto número um da atual gestão e, ironicamente, o cara que um dia a colocou na cadeira que ela hoje ocupa, também foi às redes sociais.
MAS AS REDES SOCIAIS AGORA SÃO PENICO OU PALANQUE?
Os dois! Um belo de um palanque pra muitas palavras que deveriam estar em um penico.
Continuemos…
Rangel postou um vídeo cheio de farpas sutis dizendo, inclusive na legenda, que “poucas coisas doem mais do que ingratidão”. Falou que Ponta Grossa nunca recebeu tanto investimento, que o vídeo da prefeita é “mentiroso e mal-educado”, e que a ingratidão seria “o maior símbolo da falsidade”.
Xiiii…
Até aí, parecia só mais uma rusga política, daquelas que a gente já tá acostumado entre os dois. Só que a vovó e o bom menino, que decidiram cortar relações, resolveram incluir o governador Ratinho Junior no meio da treta. Ele, muito ocupado com a pré-campanha à Presidente da República e em fazer vídeos por IA vestido de cavaleiro de Jedi, não se manifestou publicamente.
MAS EIS QUE O INESPERADO ACONTECEU
Sim, caro cavaleiro do ônibus lotado. Alguém apareceu para defender a honra do governador. A primeira-dama do Paraná entrou no ringue.
Luciana Saito Massa, esposa do governador, comentou publicamente o vídeo de Rangel. Disse, entre emojis e ironia elegante, que “levar demanda de população pra rede social pra ganhar likes é demais”. E mais! Cravou também que “vitimismo na gestão pública não é telenovela nem stand up”. Um recado direto, sem meias-palavras, e em horário nobre das redes.
Fiquei até pensando se não foi o próprio governador que escreveu aquilo, mas deixei isso para uma teoria da conspiração muito pessoal.
E ENTÃO TEVE MAIS UM ROUND
Mas a prefeita não se conteve. E, claro, decidiu responder a primeira-dama.
(SIM, NESTE MOMENTO EU TAMBÉM GRITEI AQUI: “PUTA MERDA!”)
Disse, Betinha, que a primeira-dama estava sendo “enganada por pessoas maldosas e fofoqueiras”, que tentou reuniões, que foi bloqueada, perseguida e, claro, voltou ao bordão: “só pedi ajuda, socorro”. Finalizou com aquele toque que faltava: “me admira você, mulher, fazer essa crítica!”
A tréplica veio logo em seguida, simples e seca, como anda o Lago de Olarias:
“Estou à disposição, prefeita. Tem o meu contato pra sentar e conversar.”
AINDA SOBRE O PUTA MERDA
Sério, bonitão. Você acha que é fim de novela? Que acabou por aí? Essa história ainda tá só na primeira fase do bate-papo público.
A cena toda é tão constrangedora, quanto fascinante e hilária. Pensa comigo! Uma prefeita, que troca farpas com a esposa do governador nos comentários do Instagram do ex-prefeito, tudo em praça pública digital. É ou não é “da hora”?
No fundo, o vídeo do “socorro” virou um efeito dominó. Betinha queria chamar atenção pro suposto esquecimento do governo estadual, mas acabou acendendo um tipo de fogueira da vaidade política – e dela mesma, posso dizer. O que era pra ser cobrança, virou bate-boca. E o povo, que só quer asfalto, hospital, segurança e transporte decente, virou plateia.
Ponta Grossa segue firme, mas a paciência do eleitor… essa sim, está por um fio.
E tudo por quê? Porque Beth apoia a candidatura de Sergio Moro e não do futuro indicado do atual governador.
Santa ignorância, Pai amado!
PS: desculpe o palavrão, mas foi instintivo!