Olá, animaizinhos galhados de Sir Father Christmas, já estão com tudo pronto para o dia 24?
Hoje vim perguntar se você sabe o que é um jabuti. E, não! Não estou falando daquele réptil cascudo que, comumente, é confundido com uma tartaruga. Estou falando dos jabutis da política… infinitamente mais asquerosos que o animalzinho que dá nome a eles.
VAMOS APRENDER?
Jabutis são aqueles projetos do Legislativo que, geralmente, entram na pauta de última hora. Sim, aqueles que os vereadores, deputados e senadores não costumam ter tempo sequer de ler. Apenas votam, como se estivessem escolhendo o cardápio da ceia de réveillon no grupo da família.
MAS PRA QUE SERVEM?
Ora essa, criança! É Natal! Muita gente precisa ganhar seus presentinhos, não? Então, os jabutis quase sempre têm relação com o interesse de alguém ou ‘alguéns’ muito especiais. Em suma: tá lá pra beneficiar interesses específicos.
E aí entra uma frase muito especial, usada no meio político: jabuti não sobe em árvore sozinho! E não sobe mesmo! Se está lá, é porque alguém colocou…
E NA PRÁTICA?
Existem várias formas de se enfiar um jabuti onde não deveria. No meio de um projeto, em um artigo específico, ou o projeto como um todo.
Por exemplo: projeto do aumento do IPTU. Todo mundo discutindo essa questão, focado nisso. Em um trecho, destinavam-se 50% do valor arrecadado para subsidiar o transporte coletivo. Passou. Todo mundo olhando para a grande questão enquanto o outro tópico ficou morto.
Depois teve briga e tal, mas passou. Um jabutizão!
MAS POR QUE FAZEM ISSO?
Para passar alguma coisa sem repercussão pública, debate mais caloroso ou avaliação criteriosa dos parlamentares. Simples assim. Alguém quer aquilo aprovado, e só!
MAS ISSO É ILEGAL?
Não. Às vezes, passa. Politicamente é visto como uma manobra contra a transparência do Legislativo, mas acontece. Juridicamente pode ser questionado por vício ou falta de pertinência, mas aí é todo um rebú que nem sempre vale a pena.
E POR QUE VOCÊ FALOU TUDO ISSO?
Porque transparência é o mínimo que a população espera de um Legislativo.
E O QUE TEM A VER COMIGO?
Digo isso porque a Câmara Municipal de Ponta Grossa convocou uma sessão extraordinária, para esta quarta-feira, 17, às 8h da matina, para… bem… para votar jabutis.
MAS POR QUE JABUTIS?
Ora essa, animalzinho. Sessão extraordinária somente 2 dias após a última ordinária do ano? Às 8h da manhã? Com projetos sendo enviados somente no final da tarde anterior para os vereadores analisarem? O que mudou de segunda-feira pra cá, hein?
Pense o que quiser.
Sugiro que estejamos de olhos bem abertos para ver o que deve sair disso.

