Curtinhas & Diretas #05

No ar com mais uma edição do nosso Curtinhas & Diretas. Não dá tempo nem de estourar uma pipoca. Então segue em frente e vamos a elas!

RATINHO JUNIOR PARA PRESIDENTE?

Que bobagem, pelo amor de Deus! Pelo menos por enquanto. Com uma pré-candidatura ao cargo anunciada pelos mais próximos para o mês de abril, Ratinho Junior disse, em entrevista nessa quinta-feira (6) que “é cedo para falar em candidatura para presidente”. Não! Não acredito, de maneira nenhuma, em uma candidatura neste momento. Apesar dos dois bons mandatos no Paraná e uma possibilidade de projeção nacional pelo nome ‘Ratinho’ (SBT), ele não é burro. Sabe que o momento ainda é de disputa na Direita por essa posição. Obviamente, vai manter essa pré-candidatura, até como um termômetro pra sentir a ‘quantas anda’, mas deve mesmo concorrer a uma das duas vagas paranaenses no Senado, no que tem uma vitória praticamente certa. Com a segurança de um mandato de oito anos de Senador e uma maior projeção nacional nos próximos anos, aí sim, em 2030, podemos ter Ratinho Junior candidato a presidente do Brasil. Se ganhar, ótimo. Se perder, volta pro Senado e mantém-se vivo na política. Simples assim.

CÉU AZUL DE PG DEVE FICAR SEM VOOS COMERCIAIS

E, desde que a companhia Azul anunciou a suspensão da linha PGZ – VCP, um verdadeiro reboliço foi criado na cidade. E não é por menos, afinal de contas, se nem a prefeita e seus secretários utilizavam a linha para compromissos fora do estado, por que cargas d’água empresários o fariam? Horário ruim? Péssimo! Um voo às 15h, ida e volta, faz com que o empresário perca dois dias de trabalho, indo de Campinas para SP, atravessando o trânsito caótico, e a volta da mesma maneira. Inviável! “Autoridades” reunidas nessa quinta-feira, 6, tentavam encontrar soluções para que a companhia desistisse da suspensão da linha. Uma reunião meramente política e de influência. Se for considerada somente a questão técnica, a companhia já anunciou a inviabilidade financeira da rota. O que resta agora é encontrar algo que possa ser feito para diminuir esse prejuízo e, claro, uma grande personalidade ligar para o presidente da Azul com aquela máxima: “mantenha a linha. Depois nos acertamos”, típica da política. Fora isso, esquece!

SECRETÁRIA DE INDÚSTRIA E COMÉRCIO DIZ QUE SANDRO ALEX É MENTIROSO!

E ainda como reflexo do aeroporto, algo não está certo. Nesta reunião, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex (PSD), apresentou números técnicos a todos os presentes. O preocupante é que nesta sexta-feira, 7, em entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Lagoa Dourada FM, a secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa, Faynara Merege Barbosa, que estava na reunião, afirmou que os números apresentados não condizem com aqueles que a prefeitura dispõe em sua análise. “Na verdade, os números em 2024 caíram porque a demanda de voos diminuiu. Mas os números não são ridículos ao ponto de dizer que o aeroporto não está sendo operacional. Nós temos números diferentes, pois a Secretaria também faz o seu relatório operacional de voos”, afirmou.

A reportagem do portal de notícias D’Ponta News buscou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, sobre o tema. (clique aqui e leia a reportagem completa.) “Os números da Anac mostram que teve uma queda na operação de Ponta Grossa. O presidente da Azul disse que eles estão operando em 10%, ou seja, eles estão operando no prejuízo, isso foi uma declaração dele. Fui ver os dados da Anac e mostram que tivemos uma queda de passageiros”, diz o secretário.

A reportagem do portal de notícias ainda aponta um trecho em que a secretária afirma que Sandro Alex mente ao afirmar que a prefeitura não cumpriu “os acordos”. Leia o trecho abaixo. (clique aqui e leia a reportagem completa com a resposta do secretário Sandro Alex).

Ademais, a Secretária ainda afirma que a mídia tem soltado inverdades sobre o encerramento das atividades da Azul e que estão culpando a prefeitura. “Temos que tratar o assunto com verdade. Quando explodiu a bomba nesta semana na mídia, todo mundo começou acusar a Prefeitura, que a prefeitura não fez obras, e que não cumpriu o que tinha que cumprir e isso é mentira. Se não cumpriu as obras, é porque infelizmente o dinheiro está parado”, conta. Quando questionada sobre quem está acusando a prefeitura, ela disse “Vi uma entrevista do Deputado Sandro Alex, dizendo que a prefeitura não cumpriu os acordos, desculpa gente, mas isso é uma inverdade”, conta.

EX-COMISSIONADA DE SANDRO ALEX?

No início da entrevista abaixo, a secretária fala um pouco da sua trajetória na política e, aos 34 segundos, é questionada pelo advogado e ex-vereador de Ponta Grossa Rudolf Polaco sobre atuação no DER-PR. “Você trabalhou no DER, né?”, questiona ele. “Trabalhei! Trabalhei em 2022, 2023, também na secretaria de Infraestrutura do estado”, responde Faynara.

O Blog do Dudu fez uma busca nos registros disponíveis no Portal da Transparência do Paraná, tanto na relação de servidores quanto a de remuneração, na qual é possível consultar dados de servidores estaduais, inclusive aqueles que já foram desligados de suas funções, mas não encontrou registro desta prestação de serviço. Entramos em contato com o portal, solicitando esses dados através da Lei de Acesso à Informação para entender por que não há esse registro.

Participei desta entrevista com a secretária Faynara e acredito que seja válido assistir ao vídeo na íntegra para entender a situação.

Você pode assistir à entrevista completa no player abaixo ou clicando aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Sobre o autor

Eduardo Vaz

Eduardo Vaz

Jornalista multimídia e produtor executivo de rádio e tv, com passagens por Band, Grupo Ric, Rede Massa SBT, entre outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Sugestão de conteúdo

Rolar para cima