Olá, caro apertador de botões de urna eletrônica, como tem sido sua semana?
Como diria meu amigo Marcílio Luiz, do ‘Arquivo T’: “Recordar é viver!” E, diante de uma grande polêmica vivida hoje na cidade, vamos reviver um dos jingles políticos mais históricos de Ponta Grossa?
Ah, o quê? Você não lembra? Vem que eu te conto!
MAS O QUE ROLOU, HEIN?
Hoje, a prefeita Elizabeth Schmidt resolveu subir o tom nas redes sociais. Ela, ou o publicitário que cuida das redes sociais, ficou irritada com rumores de bastidores que apontam que ela estaria prestes a deixar a prefeitura para disputar uma vaga de deputada federal.
Nos comentários, claro, o de sempre: a galera dos comissionados batendo palminha como se fosse réveillon. Mas tudo bem, cada governo tem seu coral particular.
O fato é que Betinha negou com tanta veemência a ideia de ser candidata a federal que eu, sinceramente, não consegui ignorar: Sim, meus amigos, esse é um sonho antigo da professora Elizabeth. BETH PARA FEDERAL!
A CANDIDATA ELIZABETH DE 2014
E aí, você lembra? Em 2014, Betinha foi candidata a deputada federal pelo PSB e fez uma campanha animada (daquelas que a gente lembra até hoje). Não foi eleita, ficou na suplência, mas conseguiu um número respeitável de votos: 11.488. Pra ter uma noção, no mesmo ano, Aliel Machado garantiu sua primeira vitória pra Federal com 82.886 votos.
E se teve algo que marcou a campanha de Elizabeth naquela época, não foram os santinhos, nem a verba investida numa vaga que não veio. Foi o jingle!
“EU VOU VOTAR NA ELIZABETH!”
A criação foi do publicitário Fernando Durante e foi um sucesso instantâneo. Tocava em todo canto. Nos cruzamentos, nas feiras, no rádio, no carro da pamonha. A letra fazia rimas com o “beth”: Paulete, Salete, Basquete, Croquete… e, claro, uma rima que acabou ficando famosa demais. Tão famosa que precisou ser censurada.
“A TIAZINHA DO BO…”
Aí você que conclua a rima como preferir, tá?
Quem viveu aquela eleição sabe bem: o jingle acabou sendo trocado às pressas por uma versão sertaneja, mais comportada. Mas a piada já tava feita. Até hoje, é só alguém lembrar da “rima proibida” que metade da cidade cai na risada.
ENTÃO, VAMOS RECORDAR?
Pérolas de PG, não é mesmo?
E, hoje em dia, no meio de tanta gritaria online, é até bom dar uma pausa pra lembrar de quando as campanhas ainda tinham refrão, rima e um toque de humor involuntário.
E você, lembra desse jingle histórico?
Então aumenta o som e vem comigo nessa viagem no tempo. Segue a letra pra cantar junto, inclusive!
EU VOU VOTAR NA ELIZABETH – 2014
Eu vou votar na Elizabeth
O vizinho da Claudete
A família da Izete
A Laurete e a Salete
E o time da Paulete
Os artistas e a vedete
Os amigos do basquete
Todos vão de Elizabeth
A Marizete e a Gorete
O rei, a dama e o valete
O rapaz do espaguete
A vovó do omelete
O vendedor de carpete
Votam em quem?
Pra federal na Elizabeth
E a turma toda repete
Pra federal Elizabeth
A tiazinha do croquete
O rapaz da caminhonete
Todos vão de Elizabeth
Compare, comprove! É Elizabeth 4044
E você? Vota em quem?
Pra federal na Elizabeth
Pra federal na Elizabeth 4044

