A restauração em concreto da PR-151, no trecho entre Ponta Grossa e Palmeira, já alcançou 33,5% de execução. A obra, coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, prevê investimento de R$ 257,2 milhões em 32,7 km de rodovia nos Campos Gerais.
Um dos principais avanços registrados em janeiro foi a aplicação do pavimento rígido de concreto sobre a pista existente, técnica conhecida como whitetopping. Após a execução das placas pela máquina pavimentadora, é necessário aguardar o período de cura do material. Durante essa etapa, o tráfego funciona em sistema pare-e-siga 24 horas.
Além do concreto, os serviços incluem melhorias no asfalto que serve de base para o novo pavimento, implantação de base e sub-base para terceiras faixas, alargamento das pistas atuais e construção de novos acostamentos, todos em pavimento rígido.
As equipes também seguem com trabalhos de terraplenagem, implantação de drenagem, galeria celular e demais serviços complementares.
O trecho contemplado começa no entroncamento com a PR-438, em Ponta Grossa, e segue até a ligação com a BR-277, em Palmeira. O projeto inclui ainda 15,2 km de terceiras faixas, vias marginais, correções geométricas em curvas, nova sinalização horizontal e vertical e dispositivos de segurança viária.
No perímetro urbano de Palmeira, está prevista a construção de um novo viaduto no cruzamento da PR-151 com as ruas XV de Novembro, Manoel Ribas, Daniel Mansani e com a Avenida Nacim Bacila.
A previsão é de que a obra seja concluída em 2027.
com informações da AeN

