Pega na mentira! Secretária de PG diz ter trabalhado no DER e na SEIL sem nunca ter sido funcionária

O Aurélio traz como definição de “mentir”: ‘falar como se fosse verdade algo que não é: enganar, iludir, ludibriar’. Em tempos de transparência e fácil acesso à informação, mentir sobre dados que são públicos torna-se ainda mais relevante. Pior ainda quando o fato vem de um comissionado do serviço público municipal, que deveria tratar com responsabilidade os seus patrões: o contribuinte!

 

A DECLARAÇÃO E A CONTRADIÇÃO

Sem delongas, em uma entrevista recente ao programa ‘Manhã Total’, veiculado pela Rádio Lagoa Dourada FM, a secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa, Faynara Cristina Merege Barbosa, ao se apresentar, foi questionada sobre uma possível atuação anterior no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), pelo ex-vereador Rudolf Polaco, que participa do programa.

Segue a transcrição do trecho.

– “Você trabalhou no DER, né?”
– “Trabalhei! Trabalhei em 2022, 2023 também na secretaria de Infraestrutura do estado.”

Pergunta clara, com uma resposta mais clara ainda.

Assista ao vídeo com este trecho da entrevista.

Essa informação de que a secretária trabalhou na secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) também foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa à imprensa, na data de 23/12/2024, quando foram anunciados os secretários que fariam parte da nova gestão da prefeita Elizabeth Schmidt, sendo replicada como verdade por inúmeros veículos de comunicação.

Destaca-se: “Já foi coordenadora na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná…”

No entanto, ao investigar os registros oficiais, a realidade mostrou-se diferente. Uma declaração oficial obtida por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) aponta que essa experiência nunca ocorreu.

 

A MENTIRA E A VERDADE

Após declarações controversas sobre o Aeroporto de Ponta Grossa envolvendo Itaipu (assista ao final do texto), o Blog do Dudu resolveu averiguar a declaração da secretária no Portal da Transparência do Paraná. Após inúmeras tentativas, nenhum registro foi encontrado desse suposto trabalho de Faynara no governo do estado do Paraná. (Clique aqui e faça a busca você mesmo!)

Através da Lei de Acesso à Informação (LAI), solicitei à secretaria de Infraestrutura e Logística possíveis registros que corroborassem essa atuação. Dentro do prazo correto e de uma maneira muito transparente pela SEIL, o Blog do Dudu confirmou aquilo que já aparenta ser a realidade: Faynara nunca trabalhou em nenhum desses dois órgãos.

 

Diz a SEIL: “Informamos que não há registros da Sra. Faynara Cristina Merege Barbosa em nossas Pastas de NRHS e nem no sistema de folha de pagamento (Meta 4).”

Diz o DER/PR: “Em retorno ao Atendimento nº 22100/2025, informamos que não foram encontrados em nossos arquivos físicos e digitais, nenhuma cadastro ou registro com nome da senhora FAYNARA CRISTINA MEREGE BARBOSA, assim informo que a pessoa citada não foi servidora efetiva ou ocupante de cargo em comissão no DER/PR.”


NÃO FOI A PRIMEIRA MENTIRA

A falsificação de informações em currículos de agentes públicos coloca em xeque a credibilidade da população nas instituições públicas e nas decisões tomadas pelos gestores.

Nesta mesma entrevista à rádio, a secretária Faynara fala sobre ações no aeroporto de Ponta Grossa durante uma reunião, acontecida no dia anterior, em Curitiba. Faynara é questionada sobre uma declaração de uma suposta verba de Itaipu que poderia ser destinada ao aeroporto. “Isso não se confirma”, diz a secretária. “Não foi falado na reunião ontem?”, questiona o apresentador. “Não, não”, reforça Faynara.

Horas após essa declaração, em um vídeo que circula nas redes sociais, de autoria desconhecida, a verdade vem à tona provando, com o vídeo da reunião, que sim, Faynara falou desta verba para todos os presentes, com a seguinte colocação:

– “…justamente, porque eu estive na terça-feira conversando com a Infraero e o aporte deles hoje para o aeroporto de Ponta Grossa é uma proposta de R$ 147 milhões, inclusive com recursos até provindos da própria Itaipu.”

Assista ao vídeo que circula nas redes sociais.

Mais uma vez, a secretária Faynara Merege mentiu!

 

QUEM PODE EXPLICAR?

O Blog do Dudu entrou em contato hoje pela manhã com a secretária Faynara, questionando os fatos narrados acima. Para responder aos questionamentos, a secretária solicitou entender qual era o objetivo da reportagem.

Também entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, detalhando a situação e solicitando entender a fonte da informação oficial divulgada de que a secretária tinha experiência na secretaria de estado. Até o momento, sem resposta.

Em ambos os casos, se houver resposta, esta publicação será atualizada com os esclarecimentos, como manda o bom jornalismo profissional.

 

ALZHEIMER É UMA DOENÇA E DEVE SER RESPEITADO!

A falta de memória pode ser sintoma de uma doença grave, como o Alzheimer, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e deve ser tratada com cuidado e responsabilidade. Mas a seletividade da memória quando há o interesse de alguém em algo não é uma questão neurológica: é uma escolha feita com intenções! Mentir sobre a própria trajetória não é um erro, é um ato deliberado que deve ser questionado. A responsabilidade por informações falsas divulgadas intencionalmente deve ser cobrada, especialmente quando envolve agentes públicos.

Comicamente, termino essa postagem com a publicação da secretária Faynara no story de seu instagram na noite desta terça-feira, 11 de fevereiro.

É. Concordo. Diga a verdade. Ou, pelo menos, não minta.

 

Nota do editor: este é um blog de informações e opiniões, sempre conjuntas, escrito e editado por um jornalista profissional. Desta forma, todas as informações publicadas são checadas com fontes oficiais e sempre oferecendo espaço de manifestação para todos os envolvidos. Espera-se do leitor mais atento que o mesmo diferencie o que é informação de comentários pessoais ao longo do texto. Quase como uma obrigação, continuaremos acompanhando as declarações da secretária e investigando possíveis lapsos. Espero não precisar comprar um polígrafo muito em breve.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Sobre o autor

Eduardo Vaz

Eduardo Vaz

Jornalista multimídia e produtor executivo de rádio e tv, com passagens por Band, Grupo Ric, Rede Massa SBT, entre outros meios de comunicação.

Saiba Mais

Sugestão de conteúdo

Rolar para cima